quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Cigarro e a Pele



O estudo reforça: A pele também sofre muito com o cigarro. Algumas pessoas não percebem; mas o cigarro é o pior inimigo da pele. Além de uma série de males graves a que está sujeito, o fumante envelhece muito mais cedo do que o não-fumante.

O fumante tem 4,7 vezes mais chance de ter rugas do que o não-fumante. Portanto, os fumantes em média aparentam ter 2,1 anos a mais que suas idades reais, enquanto os não-fumantes aparentam uma média de 0,7 anos a menos.

O hábito de fumar pode destruir as fibras que sustentam a pele do rosto, provocando sulcos na região da boca e em volta dos olhos. A fumaça do cigarro ativa os genes responsáveis pela criação de uma enzima que faz a quebra das molecas de colágeno da pele. Além disso, o cigarro provoca vasoconstrição e com menos espaço para o sangue circular, a pele recebe menos oxigênio e as rugas se formam. A diminuição da quantidade de sangue faz com que a pele fique desbotada e diminui a camada de gordura da pele a qual é indispensável para a sustenção da pele.

Visto que o tabaco atua nas células de imunidade, as reações deste são:
  • Deficiencias de cura de ferimentos
  • Rugas e envelhecimento prematura
  • Carcinoma celular escamoso
  • Psoríase
  • Vermelhidão da pele
  • Comichão, acne, mucos
  • Dentre outras inflamações
As pessoas tem uma tez amarelada, uma pele macilenta e sem brilho. Aproxima-se da pele de pessoas mais velhas.

OBS: Até mesmo cancer de pele, do qual o maior vilão é o sol, pode ter desenvolvimento acelerado no fumante, devido a toda essa agressão as células (inibição da produção do colágeno, da elastina que impedem a flacidez).

O Cigarro pode não matar, mas envelhece

O Comitê Nacional de Prevenção contra o Tabagismo da Espanha divulgou imagens que mostram os efeitos provocados na pele por causa do cigarro, informa a edição online do jornal El País.

As fotos são de duas irmãs gêmeas, com mais de 50 anos. Uma delas consumiu o tabaco durante anos e a segunda nunca fumou.


O resultado é que a pele da primeira gêmea mostra rugas profundas e extendidas, flacidez e o envelhecimento facial ocorreu com maior rapidez e severidade. Já sua irmã apresentou um rosto mais limpo e muito menos enrugado.

Curiosidade



Componentes do cigarroAcetaldeído - Produto metabólico primário do etanol na sua rota de conversão a ácido acético. É um dos agentes responsáveis pela ressaca.
Acetona - Solvente inflamável.
Ácido cianídrico - Cianeto hidrogenado extremamente venenoso devido à habilidade do íon em se combinar com o ferro da hemoglobina, bloqueando a recepção do oxigênio pelo sangue. Mata por sufocamento.
Acroleína - Composto que possui odor e sabor amargo obtido pela desidratação da glicerina por bactérias.
Alcatrão - Resíduo tóxico cancerígeno que colabora com o vício do mesmo e obstrui as vias respiratórias.
Amoníaco - Composto químico usado em produtos de limpeza.
Arsênico - Composto extremamente tóxico, veneno puro.
Benzopireno - Substância cancerígena que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo.
Butano - Gás incolor, inodoro e altamente inflamável.
DDT - Agrotóxico.
Dietilnitrosamina - Composto que causa lesão hepática grave.
Fenol - Ácido carbólico corrosivo e irritante das membranas mucosas. Potencialmente fatal se ingerido, inalado ou absorvido pela pele. Causa queimaduras severas e afeta o sistema nervoso central, fígado e rins.
Formol - Formaldeído, componente de fluído conservante, que causa irritação dos olhos, nariz, garganta e pele, mutagênico e carcinogênico suspeito.
Mercúrio - Causa dor de estômago, diarréia, tremores, depressão, ansiedade, gosto de metal na boca, dentes moles com inflamação e sangramento na gengiva, insônia, falhas de memória e fraqueza muscular, nervosismo, mudanças de humor, agressividade, dificuldade de prestar atenção e até demência.
Metais pesados - Chumbo e cádmio. Causam a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de dispnéia, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago
Metanol - Álcool metílico usado como combustível de foguetes e automóveis.
Monóxido de carbono - Gás inflamável, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade por formar com a hemoglobina do sangue um composto mais estável do que ela e o oxigênio, podendo levar à morte por asfixia.
Naftalina - Substância cristalina branca, volátil, com odor característico antitraça.
Nicotina - Alcalóide usado como herbicida e inseticida com cheiro desagradável e venenoso, que constitui o princípio ativo do tabaco. Provoca cancro nos pulmões devido à metilização.
Níquel - Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes - resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..
Pireno - Hidrocarboneto aromático cancerígeno.
Polônio - Elemento altamente radioativo e tóxico e o seu manuseio requer a utilização de equipamento especial usado com procedimentos restritivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem ou Comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...